Paranóias

… It's everywhere …

Pull my finger: Why joints crack

leave a comment »

Porque razão estalamos os dedos vezes sem conta, originando o som característico de ossos… a estalar? Há muito que os cientistas especulam sobre o que provoca este som, mas a questão é tão irrelevante que nunca ninguém preocupou realmente com ele. Até agora.

O médico Gregory Kawchuk, da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu filmar o movimento que os ossos fazem ao estalar os dedos, com a ajuda de uma máquina de ressonância magnética.

O médico Gregory Kawchuk, da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu filmar o movimento que os ossos fazem ao estalar os dedos, com a ajuda de uma máquina de ressonância magnética.

Kawchuk e a sua equipa utilizaram um cabo para puxar, de forma suave, o dedo de um homem e, assim, filmar o movimento que as juntas fazem. O vídeo foi publicado na revista PLOS One e, segundo o médico, explica que o barulho de estalar os dedos tem a mesma origem que qualquer outro som: ele é produzido através da libertação de energia que faz as ondas vibrarem no ar.

Além do som, os cientistas estudam um flash misterioso que aparece antes do barulho de estalar. Assim, eles acreditam que a imagem foi causada pela libertação de fluido que a cartilagem realiza quando cresce a tensão nas juntas.

No futuro, a equipa vai utilizar uma máquina de ressonância magnética mais potente para tirar outras conclusões sobre o estalar dos dedos. “O barulho vem de uma bolha que se forma no fluido quando os ossos se separam”, explicou Kawchuk. “É como um pequeno airbag a inchar”.

Cracking sounds emitted from human synovial joints have been attributed historically to the sudden collapse of a cavitation bubble formed as articular surfaces are separated. Unfortunately, bubble collapse as the source of joint cracking is inconsistent with many physical phenomena that define the joint cracking phenomenon.

Advertisements

Written by paranoiasnfm

17 de Abril de 2015 às 11:22

Comment!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: