Paranóias

… It's everywhere …

Bordalo II

with one comment

Artur Bordalo, de nome próprio, é Bordalo II, o nome artístico. Tem 26 anos e já expôs no Centro Cultural de Belém (CCB). Resolveu seguir os passos do avô – Real Bordalo, pintor português do século XX – e estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa. Contudo, Bordalo II deu início à sua actividade artística nas ruas.

Foi talvez por ter dado os primeiros passos como artista nas ruas que o seu trabalho possui uma grande vertente urbana e cosmopolita. A exposição que esteve patente no início do ano no CCB – “World Gone Crazy” contou com dez trabalhos de Bordalo II, feitos com materiais retirados do lixo que espelham as temáticas do consumismo, desperdício e materialismo exacerbado.

Num dos seus trabalhos mais recentes, Artur Bordalo utilizou as linhas ferroviárias como tela. As obras estão espalhadas por várias linhas de Portugal e é à volta dos carris que o artista cria o seu trabalho. Linhas com mensagens subliminares ou carris que se transformam em partituras são apenas alguns dos exemplos da forma como Bordalo II cria as suas obras sobre as linhas férreas.

bordalo-1_original bordalo-2_original bordalo-3_original bordalo-4_original bordalo-5_original bordalo-6_original

 

Depois de criar arte urbana nas linhas ferroviárias portuguesas, Bordalo II resolveu converter agora os montes de lixo de Lisboa em animais. Para tal, este artista plástico português percorre as ruas da capital em busca de montes de detritos. Posteriormente, Bordalo rearranja o lixo à sua maneira e pinta-os como se animais fossem. O resultado é uma selva imaginária repleta de papagaios gigantes, crocodilos e joaninhas nos locais menos expectáveis.

boldalo-3_original bordalo-1_original (1) bordalo-2 bordalo-4_original (1) bordalo-5_original (1) bordalo-6_original (1)

E, por cá, também já há trabalhos dele!

 

 

Fontes:

GreenSavers

GreenSavers (2)

Nuno França Photography

Bordalo II – Facebook

Written by paranoiasnfm

28 de Setembro de 2014 às 09:33

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nice paintings and nice pictures!

    Dawn D

    30 de Setembro de 2014 at 22:40


Comment!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: