Paranóias

… It's everywhere …

Primórdios das tatuagens em Portugal

with one comment

O Expresso teve acesso exclusivo a dezenas de peles humanas tatuadas, conservadas em formol, com imagens e datas que as remetem para os finais do século XIX e inícios do século XX, quando a tatuagem era um território de marinheiros, militares e criminosos. Esta é uma verdadeira viagem no tempo.

du8a5619-cbde

a-dbf6

São sinais de um passado português remoto que resistiram ao tempo no Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa, situado nas instalações do Hospital de Santa Maria. São marcas antigas na pele que contam os primórdios da tatuagem em Portugal. Algumas percebem-se claramente que foram feitas no peito. Outras poderão ter sido feitas nos braços, nas pernas e em tantas outras partes do corpo, mais íntimas. A nosso pedido, Pedro Henriques, técnico do Instituto, estendeu na bancada da sala de preparação as peças anatómicas, deixando claro que nada sabe sobre as suas identidades e proveniências e que ali permaneceram por acaso. Porque foram ficando. “No passado, os cadáveres que vinham para aqui eram de indigentes, pessoas não identificadas. Eventualmente criminosos. As zonas de pele tatuadas eram retiradas dos corpos dos cadáveres para evitar a sua identificação quando fossem dissecados ou usados em estudos. Ainda hoje o procedimento é o mesmo. Gostava de um dia expor estas tatuagens antigas no teatro anatómico.”

animais-26e0 cristo-7c15 gratidao-e412 marinheiros1-216d mulheres-1-555a

 

(podem ler o resto do artigo aqui)

 

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. I couldn’t understand the article, and I found the images slightly disturbing. Never really liked formol preserved things…

    Dawn D

    14 de Setembro de 2014 at 20:32


Comment!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: