Gérard Castello-Lopes: o fotógrafo que merece uma exposição
O título que me chamou a atenção foi este: AS FOTOGRAFIAS CHECAS DE GÉRARD CASTELLO-LOPES VÃO TER UMA EXPOSIÇÃO
E ainda bem!! Não conhecia este fotógrafo, ainda por cima, Português: Gérard Castello-Lopes
Imagens foram captadas durante uma curta viagem a Praga, em Dezembro de 1957.
A loja da FNAC no Chiado, em Lisboa, vai expor a partir de 4 de Junho uma série de fotografias inéditas que Gérard Castello-Lopes captou em Praga, em Dezembro de 1957, quando a então Checoslováquia ainda estava sob domínio soviético. São mais de duas dezenas de imagens escolhidas por Jorge Calado que mostram uma cidade pardacenta, de quotidiano sombrio e que até agora não fazia parte do roteiro fotográfico conhecido de um dos mais consagrados fotógrafos portugueses.
Nesta selecção de fotografias começam a revelar-se os traços característicos da imagética fotográfica de Gérard Castello-Lopes, com muitas cenas de rua (evitando a monumentalidade), pessoas captadas de costas (o fotógrafo não gostava do confronto com o olhar nem de se sentir intrusivo), as montras de lojas (uma das suas obsessões) e a dinâmica urbana (transportes públicos, carros, polícias sinaleiros…). Curiosamente, apesar das suas reticências em “importunar” transeuntes com a sua actividade fotográfica, entre as dezenas de fotografias que mandou imprimir (das quase 100 que captou), a única imagem que escolheu para representar a sua viagem a Praga é o retrato de um asiático, de olhar directo, apelidado na família de Gérard como “o vietnamita”.
Um estilo muito semelhante a Henri Cartier-Bresson.
As fotografias sao belissimas mas pelo menos aquela das pessoas sentadas no banco não e dele, mas do Winogrand! E salvo erro e em Nova Yorque. Fica a suspeita sobre as outras… A Cesar o que e de Cesar. A vida dos artistas não e fácil. O mínimo que lhes devemos e atribuir-lhes as obras que criaram….
Joao
4 de Março de 2015 at 23:06
adoro Praga.
OutofWorld
31 de Maio de 2013 at 10:45
Também eu! Estive lá e adorei! 😀
paranoiasnfm
31 de Maio de 2013 at 10:45