As batatas fritas…
Perante um pacote de batatas fritas ou outros salgadinhos é sempre difícil resistir a mais um. Um estudo, conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Califórnia (EUA), confirma agora que não é a fome nem o sabor que nos fazem comer estas gorduras compulsivamente, é mesmo o nosso corpo que pede sempre mais um.
O que nos atrai não é o hidrato de carbono presente nas batatas, mas sim a gordura dos fritos. É uma herança dos tempos em que não éramos civilizados e a alimentação era escassa. Os animais precisam da gordura para o funcionamento celular, que é difícil obter na natureza, por isso, o corpo tem um mecanismo que nos leva a consumir mais.
Este estudo, que utilizou ratos como cobaias, descobriu que estes animais quando provaram comidas com gordura começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinóides, uma espécie de lípidos biologicamente activos, que exercem um efeito semelhante ao da cannabis sobre os humanos. De acordo com esta investigação, este processo tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro, através de um feixe de nervos conhecido como nervo vago, para o intestino. Lá, ocorre o estímulo na produção de endocanabionóides, uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e que provoca uma onda de activação celular, que induz à sensação de desejo pelos alimentos gordurosos.
«Sabemos que as comidas gordurosas podem ter um bom sabor, mas os mecanismo moleculares e sinais por trás dessa resposta eram desconhecidos. Agora sabemos que comidas gordurosas geram um sinal na língua que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a cannabis natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura», afirma Daniele Piomelli, investigador da Universidade da Califórnia e que liderou este trabalho.
A investigação pode indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças, segundo os cientistas envolvidos no estudo. A ampla disponibilidade de alimentos gordurosos em países industrializados é considerada um factor determinante para condições como a obesidade, diabetes, cancro e doenças cardiovasculares. Este estudo também sugere que pode ser possível conter a compulsão de comer alimentos gordurosos ao obstruir a actividade endocanabinóide, através da utilização de medicamentos que bloqueiam a acção desses lípidos.
E vocês, já pensaram nisto quando comem batatas fritas?
Fonte:
No mac, meu vício com as batatas fritas deve ao ketchup, aí está o mistério.
Algo que também é viciante e pensas sempre que “é a última” são as bolachas Maria! Eu não sei se é a gordura ou não, mas quando começas a comer aquilo é difícil parar! 😛
Polly
20 de Julho de 2011 at 22:39