Paranóias

… It's everywhere …

Fernando Pessoa – Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta

with 2 comments

Há 75 anos morria o poeta e escritor português, Fernando Pessoa.

Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta

 

Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,

Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter,

Pergunto a mim próprio devagar

Porque sequer atribuo eu

Beleza às coisas.

 

Uma flor acaso tem beleza?

Tem beleza acaso um fruto?

Não: têm cor e forma

E existência apenas.

A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe

Que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão.

Não significa nada.

Então porque digo eu das coisas: são belas?

 

Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,

Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens

Perante as coisas,

Perante as coisas que simplesmente existem.

 

Que difícil ser próprio e não ser senão o visível!

 

Alberto Caeiro

 

 

Fonte:

Fernando Pessoa e Heterónimos

Astormentas

 

Written by paranoiasnfm

30 de Novembro de 2010 às 14:33

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Olá, procurei por “luz” e “Pessoa”… vim dar a ti! Fiquei feliz! Abraço 🙂

    Sara Augusto

    21 de Outubro de 2014 at 14:47

    • Olá!
      Fico contente também por ter chegado aqui com uma simples pesquisa!
      Obrigado pela visita, uma vez mais!
      Beijinho

      paranoiasnfm

      21 de Outubro de 2014 at 16:55


Comment!

