Paranóias

… It's everywhere …

Horário de Inverno

leave a comment »

Detesto o horário de Inverno… A única coisa positiva que tiro daqui remonta aos meus 9/10 anos, em que tinha aulas até às 18h30, ou seja, saía já noite da escola… tinha a sua graça.

De resto, nos dias de hoje, odeio.

Acordei cedíssimo hoje… 6h (da hora nova)… aliás, penso eu, porque aconteceu algo estranho. Ao acordar, olhei para o relógio do iPhone e vi que estava nas 7h (ou seja, não alterou sozinho) e, em seguida, para um Nokia que tenho… ambos estavam com a hora velha (7h)… Nem alterei, aliás, pensei: Vou estar o dia todo sem mudar a hora dos meus relógios.

Assim foi, mas às 10 e tal da manhã (hora nova), deparei-me com o iPhone e o Nokia com a hora de Inverno. E claro, comecei a matutar: Quer dizer, à hora que acordei estavam com a hora X… e a meio da manhã alteram sozinhos?

 

Ou será que acordei mesmo às 7 horas ??? Fica a dúvida… mas penso que não… 😕

 

Mas porquê mudar a hora?

 

“Toda a actividade anda à volta das horas de sol, sendo por isso que existem os ajustes horários”, explicou o professor Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, adiantando que “Portugal não pode ter a mesma hora que a Rússia ou os restantes países da Europa central”.

Só da “longitude da Covilhã para o interior” é que Portugal tem uma aproximação da hora zero, em relação ao meridiano de Greenwich, “o resto do território continental já está no fuso horário menos um”, precisou à agência Lusa o professor.

No caso da Madeira “já está no limite do fuso menos um”, e as “ilhas dos Açores estão no fuso menos dois”, daí a diferença horária existente para o arquipélago mais distante do continente, acrescentou.

“Para termos uma hora de relógio o mais próximo possível da hora de sol, Portugal devia ter a hora menos um, em relação ao meridiano de Greenwich”, no caso do continente, reforçou o investigador.

No entanto, por “questões políticas, desde o início do século XX e devido às ligações comerciais e culturais com a Europa, Portugal adoptou aproximar a sua hora à hora zero de Greenwich”, adiantou o professor.

O investigador explicou que a “Europa central adoptou a hora de mais um, em relação a Greenwich”, e que seria “mais incomodativo para Portugal se tivesse a mesma hora que o resto da Europa” porque “as pessoas andariam desreguladas em relação ao sol”.

O Governo adoptou para Portugal continental e Madeira, nos anos 90, a mesma hora que a Europa central, igual a Bruxelas, mas o “impacto sobre a vida pública era terrível”, com o aumento de acidentes de viação e de trabalho, as crianças a renderem menos nas escolas e tudo porque as pessoas estavam com problemas de despertar, contou o professor.

 

Enfim… Outro facto que não tinha referido, mas há uns anos atrás, tínhamos 2 horas de diferença em relação a Portugal Continental. Por exemplo, os alunos, na altura dos exames nacionais, começavam às 7h00 o exame.

 

Fonte:

Económico

Anúncios

Written by paranoiasnfm

31 de Outubro de 2010 às 16:02

Comment!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: