Paranóias

… Um weblog dedicado a paranóias e não só …

Matrículas – paranóias

with 6 comments

Há uns meses, quando estive de férias na terra das meninas do blogue Paraíso do Inferno e tive a oportunidade de as conhecer, vim a descobrir que uma das pessoas que estava connosco, também tinha uma forte “panca” pelo mesmo assunto que eu: matrículas de carros

(e hoje, estava eu a passear, quando de repente, falei à minha companhia que o carro X que tínhamos visto era da data tal e surgiu a conversa)

Chapa de modelo anterior a 1992

O ano 1998 (se bem me recordo), foi aquele em que começaram a aparecer as matrículas do tipo 00-00-AA (com o rectângulo amarelo com o ano e mês de registo).

Chegou a uma altura em que, como grande parte dos carros era nova, decidi decorar (literalmente) as matrículas/carros e tentei fazer mais ou menos uma estatística de carros novos que entraram cá na ilha naquele ano. Foi mais ou menos 1 ano a fazer isto.

Fiquei a saber que as matrículas do ano 1998 eram todas do género Número-Número-LN, Nº-Nº-LV… e dentro disto, com “L*”…

Depois, a partir de 1999, passaram a aparecer matrículas no NB no fim e por aí fora. Com o tempo, comecei a identificar rapidamente o mês e ano, mesmo sem olhar para a dita barra amarela com ano/mês.

O sistema geral de numeração de matrículas dos automóveis portugueses foi implementado em 01 de Janeiro de 1937 e consiste em três grupos de dois caracteres, separados por dois traços. Inicialmente a sequência utilizada era a AA-00-00. Em 1992 passou-se para a 00-00-AA e, em 2005, para a 00-AA-00 que está actualmente em vigor. Quando esta chegar ao fim, está prevista a introdução da sequência AA-00-AA.

Chapa de modelo posterior a 2005

Chapa de modelo utilizado entre 1992 e 2005

Inicialmente os vários grupos de letras estavam reservados para ser atribuídos por região de registo. Actualmente isso não acontece, sendo as séries atribuídas de forma sequencial a nível nacional.

Em termos de dimensões as chapas de matrícula portuguesesas seguem o chamado modelo europeu de placa de identificação de veículos automóveis. É utilizada a cor branca reflectora como base, com caracteres a preto. No lado esquerdo é colocada a “eurobanda” azul com a letra de identificação nacional “P”. No lado direito é colocada uma barra amarela com a indicação do mês e ano do primeiro registo do veículo. (ex. 98/01 para um veículo registado em Janeiro de 1998).

Os veículos matriculados antes de 01 Janeiro de 1998 podem continuar a usar os modelos de chapa em vigor à data em que foram matriculados: chapas pretas com caracteres brancos (usadas até 31 de Dezembro de 1991) e chapas brancas com “eurobanda” mas sem barra amarela (usadas entre 01 de Janeiro de 1992 e 31 de Dezembro de 1997). Opcionalmente, nesses veículos podem ser colocadas placas de modelos posteriores.

Nos veículos antigos, considerados de interesse museológico, pode ser colocada uma chapa e matrícula do modelo em vigor à data da sua entrada em circulação.

De 2003 para cá, perdi um pouco o interesse pelas matrículas, mas ganhei de novo o “bichinho” depois da entrada em vigor do novo código: 00-AA-00 (com a barra amarela)

E, para ajudar ainda mais no “vício”… abaixo fica uma imagem interessante, com as combinações possíveis, para os anos de 2005 até 2007.

Codificação das matrículas

E mais, abaixo algumas curiosidades:

  • Chapas de fundo preto, com o escudo nacional ao centro, ladeado pelas letras “PR” a branco/prateado: veículos oficiais do Presidente da República;

Destinada ao veículo do Presidente da República

  • Chapas de formato e cores normais com as sequências MG-00-00, ME-00-00 e MX-00-00: reservadas aos veículos do Exército Português – na maioria dos veículos tácticos do Exército são aplicadas ainda matrículas de fundo preto com letras brancas;

Veículo táctico do exército

  • Chapas de formato e cores normais com a sequência de 00-00-KA a 00-00-KZ: reservadas aos veículos importados em segunda mão (utilizadas apenas em veículos matriculados durante o ano de 1997);

(e julgava eu, naquela altura em que tinha os meus 14/15 anos, que estes carros com KA, AK e matrículas do género, eram carros de “bandidos”… por serem carros velhos e, geralmente, com vidros foscos.)

  • Chapas de fundo vermelho com caracteres a branco, sempre com as dimensões 220 mm X 330 mm: chapas de trânsito para veículos novos ainda não matriculados, dispondo na parte superior de um número sequencial e na inferior da denominação (ou abreviatura) do operador registado do veículo, do seu fabricante ou do seu concessionário.

Trânsito amovível de um revendedor, num automóvel ainda não matriculado

Ainda hoje, tenho uma carrada de matrículas gravadas na memória, sobretudo de conhecidos/amigos/familiares.

Hm… que cena pá! :)

Por curiosidade, se sabem alguma matrícula e pretendem saber se esta ainda está registada, dêem um clique aqui. :)

E podem ver também um pouco mais da história das matrículas em Portugal com mais pormenor. Basta só dar uma vista de olhos aqui! :)

About these ads

Written by paranoiasnfm

4 de Agosto de 2010 at 22:38

Na categoria Curiosidades, Paranóia

Tagged with ,

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. O que poderá acontecer quando o fabricante de matricula se engana e coloca o mês em cima e ano em baixo?
    Estarei a incorrer em ilegalidade ao circular com essa matricula, ou não existe problema dado o regulamento das matriculas apenas determinar que devem conter (na parte amarela) o mês e o ano sem dizer por que ordem?

    zbrojnia

    10 de Janeiro de 2014 at 09:06

  2. esqueci-me de completar que foi esse ano devido a 1997 matricularem os carros importados com 00-00-KA como rapidamente os carros importados esgotaram este modelo a partir dai inseriram o ano na matricula, sendo assim mais facil verificar s o carro é importado ou nao.. cumps

    Nelsom

    12 de Abril de 2012 at 10:44

  3. 00-00-AA foi em 1992 e não em 1998

    Nelsom

    12 de Abril de 2012 at 10:41

  4. Estive a ver, e há uma matrícula 11-11-LP. Era o meu sonho! Ahah

    LP

    10 de Agosto de 2010 at 21:13

  5. E por culpa dos dois meninos, agora também já ando a prestar atenção a isso!

    As matriculas de agora são mais ou menos JL, quando forem LP vou ficar extremamente honrada! =D

    LP

    10 de Agosto de 2010 at 21:11

    • Lololol. Viciada, muahaha. ;)
      Eu cá voltei ao vicio e já reconheço mais uns códigos. Ahaha

      paranoiasnfm

      11 de Agosto de 2010 at 22:15


Comment!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 686 outros seguidores

%d bloggers like this: